O que é ter um estilo de vida saudável?
Ter um estilo de vida saudável é nutrir corpo, mente e independente da crença nutrir o espírito. Se alimentar de forma adequada dando ao corpo os nutrientes saudáveis que precisa para viver (e não apenas sobreviver) e considerando todo meio social e cultural em que se vive, praticar exercícios físicos regulares (mínimo 2x exercícios de força e mínimo de 2x exercício aeróbicos por dia) e ser ativo, se afastando de atividades que estimulem o sedentarismo, viver o mais longe possível de embutidos, ultraprocessados, alimentos industrializados, álcool, drogas, cigarro e tudo que é tóxico para nosso organismo. E também ter um sono de qualidade, boas relações, cuidar da saúde mental e saúde emocional, nutrindo boas relações no meio em que vive. A espiritualidade e fé também aumentam comprovadamente a longevidade.
Como é possível mudar o estilo de vida?
Quais são os maus hábitos mais comuns?
Não tenho motivação pra fazer exercício físico, como posso ter?
Não espere a motivação, fazer exercício não poupa energia e seu corpo sempre vai querer poupar energia, não gastar. Porém quando você começa a se exercitar pode se sentir menos ansioso, menos cansado, mais concentrado, menos deprimido, menos ansioso e mais alegre.
Comece mesmo sem motivação e tenha um profissional para te auxiliar na suplementação e nutrição. Muitas pessoas tem preguiça, falta de motivação e procrastinam por falta de nutrientes fundamentais no corpo para gerar energia, levam um estilo de vida altamente estressante e cansativo que tiram a energia, consomem alimentos que deixam o metabolismo alterado e intoxicado. Nisto um nutrólogo pode te ajudar para que você se sinta melhor, com mais energia e disposição.
Eu durmo mal, como posso garantir minha qualidade de sono?
5 dicas para levar uma vida saudável
- Se inserir em ambientes onde as pessoas cuidam da saúde (um esporte que goste, academias, grupos de funcional, amigos que se importam com a qualidade de vida, seguir pessoas nas redes sociais que te ajudem a ter uma vida saudável e profissionais habilitados) e evitar ambientes que te levem na contramão dos cuidados com a saúde. Uma vez ouvi que “nós somos a média das 5 pessoas que mais convivemos. Se estamos em uma roda com cinco bobos, imagine quem é o sexto?”
- Planejar sua alimentação em um único dia da semana, fazendo marmitas saudáveis, congelando algumas porções de proteínas por exemplo, facilita a aderência de uma dieta saudável, organizar seus lanches e suplementação – você irá levar 2 h no máximo para fazer isso, e irá impactar na sua semana inteira.
- Não ter em casa alimentos que não são saudáveis ( por exemplo: doces , snacks e guloseimas).Não conte com a sorte e o foco, se você estiver estressado e açúcar disponível em casa, pelo fato do seu cortisol ( hormônio do estresse) estar alto, você irá buscar pelos alimentos mais calóricos e mais hiperpalatáveis. O fato de controlar seu ambiente é a maneira mais eficaz de melhorar seus hábitos.
- Fazer exercícios físicos diariamente, de preferência em um horário fixo, o exercício deve estar na sua agenda como qualquer outro compromisso. Se não consegue fazer todos os dias, seja ativo nos outros dias, vá andando para o trabalho por exemplo, escolha subir o prédio de escadas, se levante algumas vezes da cadeira no trabalho.
- Cuide da sua saúde mental com momentos de pausa e ócio, faça terapia, cuide do seu espírito e tenha ao menos um dia para entrar em contato com a natureza, mesmo que em um parque, já aumenta o bem – estar. Evite ficar muitas horas na internet vendo e seguindo pessoas que não vão agregar na sua vida. A vida na internet é de uma falsa perfeição inexistente na vida real. Saiba utilizar as redes para seu benefício.