Preciso de suplementos se tenho uma dieta equilibrada?

Índice rápido

Uma dieta equilibrada é suficiente para obter todos os nutrientes?

Uma dieta equilibrada deveria ser mais do que o suficiente para oferecer todos os nutrientes que o corpo precisa. Porém, além da alimentação rica em industrializados, bem como a pobreza do solo e riqueza de agrotóxicos, problemas de absorção intestinal devido a inflamação crônica, em como necessidades individuais, a suplementação se torna um fator importante na vida de muitas pessoas.

Quais são os sinais de que eu preciso de suplementos?

Queda de energia e disposição, memória fraca, qualidade do sono ruim, compulsão por doces e carboidratos, câimbras, dores musculares e articulares, zumbidos no ouvido, prática de esportes de alta intensidade, gripes e resfriados constantes, podem ser alguns dos fatores que mostram a necessidade de suplementos. Porém o mais adequado é se consultar com um médico especialista em Nutrologia para solicitar exames e investigar a deficiência especifica de cada nutriente e prescrever a quantidade ideal de cada vitamina.

Polivitamínicos de farmácia são suficientes para suplementar?

Não. Além das doses serem bem mais baixas do que uma pessoa realmente necessita, as quantidades de cada vitamina não são individualizadas, o que prejudica o resultado do paciente.

Os suplementos são seguros?

Os suplementos de maneira geral não devem ser utilizados sem prescrição de um profissional habilitado, já que podem apresentar efeitos colaterais inesperados. O ideal é tomar a dose certa de cada suplemento, respeitando a individualidade de cada um e as indicações precisas para o uso de cada suplemento.

Quais suplementos são recomendados durante a menopausa?

Os suplementos mais indicados na menopausa são Creatina, Vitamina D, Vitamina K2, Cálcio, Vitaminas do Complexo B e Ômega 3. Porém em alguns casos são indicados outros suplementos de acordo com os exames de sangue e queixas da paciente. O ideal é consultar um médico Nutrólogo para fazer uma prescrição individualizada.

A alimentação saudável é melhor do que a suplementação?

A alimentação saudável é fundamental e a suplementação não substitui uma dieta saudável. Como o nome já diz, o suplemento tem a função de suplementar algo que está faltando ou otimizar a saúde do paciente. Em hipótese alguma será mais importante do que uma alimentação rica em nutrientes.

Como saber se preciso de vitaminas?

Se começar a apresentar queda de imunidade, gripes e resfriados constantes, alergias, sentir dores constantes e inexplicadas, indisposição e baixa energia, distúrbios do sono, câimbras, dores articulares, sintomas exacerbados de TPM, vontade de doce e compulsão alimentar, sintomas exacerbados de menopausa, fraqueza, mal estar, alterações na pele, na língua ou em mucosas, precisa investigar junto a um médico nutrólogo a deficiência de vitaminas.

Quais alimentos são ricos em cálcio e vitamina D?

Alimentos Ricos em Cálcio:

  1. Laticínios: Leite, iogurte e queijo são excelentes fontes.
  2. Vegetais verdes: Brócolis, couve, espinafre e folhas verdes escuras.
  3. Peixes: Sardinha e salmão enlatado (com espinha).
  4. Leguminosas: Feijão, grão-de-bico e lentilhas.
  5. Frutos secos: Amêndoas e sementes de chia.
  6. Tofu: Especialmente o tofu enriquecido com cálcio.
  7. Produtos fortificados: Alguns sucos, leites vegetais e cereais são enriquecidos com cálcio.

Alimentos Ricos em Vitamina D:

  1. Peixes gordurosos: Salmão, atum e sardinha.
  2. Óleo de fígado de bacalhau: Uma fonte concentrada de vitamina D.
  3. Fígado: Fígado de boi ou frango contém vitamina D.
  4. Gema de ovo: Uma fonte menor, mas ainda relevante.
  5. Alimentos fortificados: Muitos laticínios, leites vegetais e cereais são enriquecidos com vitamina D.

Considerações:

  • Exposição ao sol: Além da dieta, a exposição ao sol também é importante para a síntese de vitamina D.
  • Suplementação: Em alguns casos, pode ser necessário considerar suplementos, especialmente em dietas restritivas ou para pessoas com baixa exposição solar.

Incorporar esses alimentos na sua dieta pode ajudar a garantir níveis adequados de cálcio e vitamina D, essenciais para a saúde óssea.

A suplementação pode causar efeitos colaterais?

Sim. Suplementos sem prescrição de um profissional especialista no assunto podem causar diversos efeitos colaterais, como dores de cabeça, estômago, cálculos renais, tontura e mal estar. Por isso é fundamental se consultar com um nutrólogo para prescrever os suplementos ideais e a dose correta de maneira personalizada. O médico também saberá lidar com possíveis efeitos colaterais.

Como escolher o suplemento certo para mim?

O suplemento certo para você será escolhido de maneira personalizada junto ao médico Nutrólogo que considera todos os seus sintomas e analisa seus exames de sangue de maneira individualizada para que o melhor suplemento seja prescrito, caso necessário.

Quais são os melhores suplementos?

Os suplementos mais eficazes com evidência cientificam são a Creatina, Vitamina D, Zinco, Magnésio e Ômega 3. Porem a real necessidade desses suplementos e doses deverão ser prescritas pelo médico nutrólogo.

informações

Kelly Moraes Cangussú  – CRM: 224503 – SP

Whatsapp : (11) 96460-3927

Email: drakellycangussu@gmail.com

Endereço: Av. Paulista, 1048 – 18º Andar – Bela Vista, São Paulo – SP, 01310-100

contato

Estamos aqui para fornecer as informações de que você precisa para tomar decisões informadas sobre sua saúde.

A Nutrologia é a arte de tratar o que causou a sua doença para que você obtenha a cura. E é por isso que eu entro no meu consultório e te mostro que saúde não é ausência de doenças. Saúde é disposição, alegria… saúde é vida PLENA! E é isso que eu vou te entregar.

Dra. Kelly Cangussú

Abrir bate-papo
Olá 👋
Como posso ajudar?