área de atuação
O sobrepeso e a obesidade têm impactos significativos na saúde e no bem-estar de uma pessoa. Os nutrólogos, assim como os endocrinologistas, são bem conhecidos no tratamento da obesidade, fornecendo orientação nutricional personalizada e ajudando os pacientes a alcançar e manter um peso saudável.
A obesidade é uma condição de saúde complexa que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, considerada uma pandemia mundial e pode causar:
A obesidade é frequentemente estigmatizada na sociedade, e as pessoas que vivem com excesso de peso enfrentam preconceitos em várias áreas da vida. Esses estigmas podem afetar a saúde mental e emocional, bem como o acesso ao tratamento médico adequado.
O tratamento envolve uma variedade de abordagens, incluindo mudanças no estilo de vida, terapia comportamental, intervenções nutricionais e, em alguns casos, o uso de medicamentos. No entanto, quando se trata do uso de medicamentos na obesidade, muitas vezes há estigmas e preconceitos associados a essa abordagem. É fundamental entender e desafiar esses estigmas para garantir que todas as pessoas tenham acesso ao tratamento adequado. Os medicamentos para obesidade são projetados para auxiliar na perda de peso quando a dieta e o exercício por si só não são eficazes. Eles podem ser prescritos por médicos qualificados e têm o potencial de proporcionar benefícios significativos para a saúde, como a redução de riscos associados à esta doença, como diabetes tipo 2 e eventos cardiovasculares.
É importante reconhecer que o uso de medicamentos na obesidade não é uma “solução fácil” ou um sinal de falta de disciplina. A obesidade é uma doença complexa, muitas vezes influenciada por fatores genéticos, hormonais e ambientais.
O tratamento da obesidade não é apenas uma questão de estética, pois a obesidade é uma doença inflamatória que pode causar diversas outras doenças. Apesar do tratamento envolver o emagrecimento e com isso a cura de diversos outros problemas do paciente, a alimentação não é a única abordagem realizada pelo nutrólogo, pois a obesidade é uma doença multifatorial, ou seja, depende de vários outros fatores que incluem também o sono e o estilo de vida do paciente.
Ao tratar essa doença é muito comum que o paciente sinta também melhora na:
A falta de disposição para realizar atividades diárias e exercício físico é comum em pacientes com obesidade.
Outra queixa comum é a falta de energia e sonolência excessiva em pacientes obesos.
Pacientes com obesidade podem apresentar baixa libido por questões emocionais e hormonais.
O sobrepeso pode levar os pacientes a terem dificuldades de locomoção e dores nas articulações.
E como o nutrólogo pode ajudar no tratamento da obesidade?
Exames podem ser solicitados para o tratamento dependendo das queixas do paciente. Por exemplo, para a queixa de baixo libido é possível utilizar exames laboratoriais para investigar e a causa da baixa de libido que pode ter origem hormonal, emocional ou deficiência de nutrientes.
Antes de explicar, é importante destacar que o emagrecimento sempre deve ser realizado de maneira saudável e sustentável, com uma abordagem equilibrada que inclua alimentação saudável e atividade física. A perda de peso não se limita apenas a uma preocupação estética e não deve ser exclusivamente direcionada a pessoas com obesidade. Quais são as vantagens do emagrecimento?
Na Clínica Dra. Kelly Cangussú, sua saúde e bem-estar são nossa prioridade.
Estamos comprometidos em fornecer cuidados de alta qualidade e personalizados para ajudá-lo a alcançar seus objetivos de saúde.
A Nutrologia é a arte de tratar o que causou a sua doença para que você obtenha a cura. E é por isso que eu entro no meu consultório e te mostro que saúde não é ausência de doenças. Saúde é disposição, alegria… saúde é vida PLENA! E é isso que eu vou te entregar.
Dra. Kelly Cangussú
Copyright © 2023 . Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Mappabiz.