Saúde da Mulher

área de atuação

Saúde da Mulher

Uma das áreas de atuação da Nutrologia é a saúde da mulher que envolve o tratamento da TPM, menopausa e alterações hormonais. 

TRATAMENTO DA TPM

A nutrologia pode desempenhar um papel importante no alívio dos sintomas da Síndrome Pré-Menstrual (TPM) através de orientações nutricionais e ajustes na dieta, como:

  • Equilíbrio Hormonal: A alimentação saudável desempenha um papel fundamental na regulação dos hormônios, sendo necessário consumir constantemente alimentos ricos em nutrientes que promovem o equilíbrio hormonal, como ômega-3, vitamina B6, cálcio e magnésio.
  • Redução de Inflamação: A inflamação pode agravar os sintomas da TPM. Uma dieta anti-inflamatória, rica em frutas, vegetais, grãos integrais e gorduras saudáveis, a exemplo da dieta plant-based ou mediterrânea, pode ajudar na redução desses sintomas.
  • Suplementação: Em alguns casos, o nutrólogo pode recomendar a suplementação de nutrientes específicos, como vitamina B6, magnésio ou ácido gama-linolênico (GLA), encontrado em óleo de prímula, que tem sido associado a um alívio dos sintomas da TPM.
  • Hidratação: A ingestão adequada de água é fundamental para o equilíbrio dos fluidos corporais e pode ajudar a minimizar a retenção de líquidos, um sintoma comum da TPM.
  • Exercício físico: O exercício físico pode desempenhar um papel importante na redução dos sintomas da TPM, pois durante as atividades físicas são liberados neurotransmissores como a endorfina que age como uma analgésico natural que melhora cólicas, irritabilidade e ansiedade.
 

Lembrando que a TPM varia para cada mulher, e o que funciona para uma pode não funcionar para outra. Além disso, é importante que as orientações nutricionais sejam combinadas com outras estratégias de gestão da TPM, como técnicas de relaxamento, meditação, Yoga e dança.

MENOPAUSA

A menopausa é uma fase da vida inevitável da vida da mulher. Durante essa fase, existem opções de tratamento com exercício físico, alimentação, suplementação e reposição hormonal que permitirá à mulher uma qualidade de vida sem que os sintomas da menopausa se tornem incômodos.

Não existe cura para a menopausa, até porque a menopausa não é uma doença, mas existem ações que permitem melhorar muito a qualidade de vida da mulher neste fase.

Quais são os sintomas da menopausa?

Os sintomas mais comuns são os chamados geniturinários, como bexiga baixa, incontinência urinária, infecção urinária de repetição. Além disso, na vida sexual a mulher pode ter uma queda da libido e apresentar ressecamento vaginal.

Também é comum nesta fase a apresentação de sintomas vasomotores, conhecidos popularmente por calorões, podendo acontecer à noite ou durante o dia, causados pela falta do estradiol no organismo da mulher. Além disso, unhas fracas e quebradiças, cansaço, queda da massa muscular e osteoporose. 

  • Equilíbrio e Reposição Hormonal: Durante a menopausa, os níveis hormonais, incluindo estrogênio e progesterona, diminuem. Um nutrólogo pode recomendar a reposição hormonal e uma dieta que ajude a promover o equilíbrio hormonal. Em raros casos, é contraindicada a reposição hormonal, como é o caso das mulheres portadoras de câncer de mama. 
  • Alimentação e Exercícios Físicos: Na menopausa há um ganho de peso devido à queda do hormônio estradiol, mesmo com o mesmo padrão de dieta e quantidade de calorias ingeridas antes da menopausa. Além disso, o exercício físico, principalmente a musculação é fundamental neste período para diminuir os riscos de persa óssea e aumentar a autonomia que se perde com o passar do anos. 
  • Prevenção da Osteoporose: Devido à queda do estradiol, a mulher pode ter osteopenia ou osteoporose. A reposição de vitamina D, cálcio e vitamina K é indicado para esses casos.
  • Controle dos Altos Níveis de Colesterol: Durante a menopausa, os níveis de colesterol LDL (colesterol ruim) podem aumentar. A nutrologia pode ajudar a planejar uma dieta que ajude a controlar os níveis de colesterol e reduzir o risco de doenças cardíacas.

Se você está enfrentando desafios relacionados à menopausa, consultar um nutrólogo para orientação nutricional personalizada pode ser uma parte valiosa de seu plano de cuidados de saúde. Além disso, a cooperação com um médico ou ginecologista é importante para abordar questões de saúde específicas relacionadas à menopausa.

Agende sua Consulta

Na Clínica Dra. Kelly Cangussú, sua saúde e bem-estar são nossa prioridade.

FICOU COM ALGUMA DÚVIDA?

Estamos comprometidos em fornecer cuidados de alta qualidade e personalizados para ajudá-lo a alcançar seus objetivos de saúde.

A Nutrologia é a arte de tratar o que causou a sua doença para que você obtenha a cura. E é por isso que eu entro no meu consultório e te mostro que saúde não é ausência de doenças. Saúde é disposição, alegria… saúde é vida PLENA! E é isso que eu vou te entregar.

Dra. Kelly Cangussú

Abrir bate-papo
Olá 👋
Como posso ajudar?