Compulsão alimentar

área de atuação

Compulsão alimentar

A compulsão alimentar é caracterizada por um descontrole perante a comida. Não é só impulso para comer, mas um descontrole que afeta a vida psicológica e física da pessoa.

Como é feito o diagnóstico e tratamento?

O diagnóstico é fechado no consultório e o tratamento é multidisciplinar junto ao nutrólogo. A responsabilidade do nutrólogo é acompanhar a alimentação desse paciente sem prescrever dieta restritiva, com uso de medicação suplementação quando necessário.

E como funciona o tratamento na prática?

  • Avaliação Inicial: O primeiro passo é uma avaliação completa para determinar a extensão do problema. O nutrólogo irá avaliar os hábitos alimentares, as emoções e fatores desencadeantes que contribuem para a compulsão alimentar.
  • Orientações alimentares: O paciente recebe informações sobre quantidade de água e quais alimentos devem ser escolhidos e inseridos na alimentação com as devidas proporções, além de orientações sobre as exceções.
  • Monitoramento de Peso e Composição Corporal: A avaliação corporal é feita pelo próprio paciente através de balança, medidas e pesos. Já a composição corporal é realizada por meio do exames como bioimpendância Inbody, Adipometria e DXA. 
  • Identificação de Gatilhos Emocionais: Parte do tratamento está relacionada à gestão emocional, pela identificação de gatilhos e comportamentos que geram o impulso em relação a comida. Esse processo pode ser feita em conjunto com psicológico ou psiquiatra quando necessário.
  • Suporte Contínuo: É importante o acompanhamento contínuo para que sejam criados novos hábitos e mudança do estilo de vida. O ideal é que o paciente faça uma nova consulta para reavaliação no máximo em 45 dias. 
  • Exames laboratoriais: Para monitoramento e personalização do atendimento é necessário a realização de exames laboratoriais que ajudam a identificar particularidades como a necessidade de suplementação.
  • Suplementação Nutricional: Em alguns casos, a suplementação pode ser útil para corrigir deficiências de nutrientes que podem estar contribuindo para a compulsão alimentar. 
 

Como dito, é muitas vezes recomendável essa doença seja tratada também em conjunto à um profissional de psicologia por meio de terapia cognitivo comportamental. Muitas vezes pacientes com compulsão alimentar também apresentam quadros de anorexia, bulimia e ortorexia.

AnorexiaO paciente tem distorção de imagem e deixa de comer para emagrecer e, mesmo abaixo do peso continua se vendo gordo no espelho.

Bulimia: O paciente come e provoca vômitos.

Ortorexia: O paciente é viciado em comer alimentos saudáveis e nunca sai da dieta, não se permitindo comer nada diferente. É aquele tipo de paciente que é tão viciado em vida saudável que leva uma marmita pra um aniversário de um amigo ou restaurante e não compartilha das mesmas refeições que a família. O vício na alimentação é saudável se torna um transtorno que tira a saúde dele.

Se a compulsão alimentar for grave ou debilitante e não responder a abordagens não medicamentosas, o nutrólogo pode encaminhar o paciente a um psiquiatra. Esses profissionais podem avaliar a necessidade de outros medicamentos.

Agende sua Consulta

Na Clínica Dra. Kelly Cangussú, sua saúde e bem-estar são nossa prioridade.

FICOU COM ALGUMA DÚVIDA?

Estamos comprometidos em fornecer cuidados de alta qualidade e personalizados para ajudá-lo a alcançar seus objetivos de saúde.

A Nutrologia é a arte de tratar o que causou a sua doença para que você obtenha a cura. E é por isso que eu entro no meu consultório e te mostro que saúde não é ausência de doenças. Saúde é disposição, alegria… saúde é vida PLENA! E é isso que eu vou te entregar.

Dra. Kelly Cangussú

Abrir bate-papo
Olá 👋
Como posso ajudar?