O que rouba a energia do corpo é principalmente uma rotina estressante sem tempo para descanso e sono reparador, além da falta de consumo adequado de água durante o dia. Excesso de calorias na dieta advindas principalmente de produtos industrializados e ricos em carboidratos refinados e açúcar. Consumo de álcool, cigarro e/ou drogas. Deficiências nutricionais de macronutrientes (proteínas,carboidratos e gorduras), bem como de micronutrientes ( por exemplo: ferro, vitaminas) e deficiências e desequilíbrio hormonal.
Estou me sentindo cansado e desanimado, o que fazer?
A primeira estratégia é monitorar a qualidade do sono. Iniciando pela rotina/ higiene do sono, pois não basta dormir muitas horas, precisamos ter um sono de qualidade e um sono reparador ao longo da noite. A higiene do sono se trata de hábitos que temos desde o momento que acordamos, como o menor consumo de bebidas estimulantes, uma dieta equilibrada ao longo do dia, a diminuição do uso de telas, principalmente a partir das 18h, e inegociavelmente 2h antes de dormir – devido a produção do hormônio melatonina, que precisa da ausência de luz para ser produzido de maneira eficaz e trazer um sono reparador.
A segunda estratégia é ter uma dieta equilibrada rica em vegetais ( plant based) e pobre em gorduras saturadas ( gorduras de origem animal), o consumo de água até que sua urina fique bem clara, e principalmente evitar ao máximo o consumo de açúcar, carboidratos refinados e alimentos ultra processados.
A terceira, seria a prática de exercícios físicos, principalmente no período diurno para que o corpo tenha mais energia ao longo do dia.
A quarta seria a suplementação de vitaminas e minerais , suplementos e reposição hormonal, após avaliação médica, metabólica e nutricional de acordo com seus exames laboratoriais e história clínica dentro de uma consulta com seu nutrólogo.